quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FILHO: UM COMPROMISSO PARA A VIDA

Quando comecei a escrever a respeito do mundo infantil, pensei em qual texto seria interessante postar primeiro: "Desenvolvimento infantil?; "Educar sem bater é possível?"; "Quem é a criança da atualidade?". Enfim, estes são textos que com certeza todos vocês terão acesso futuramente, no entanto, percebi que falar de criança, sem falar da importância do papel dos pais, é praticamente impossível. Por isso, a partir de dúvidas que pais me apresentam durante as palestras, nos bate-papos entre amigos, enfim, achei interessante trazer como primeiro texto da categoria: O FANTÁSTICO MUNDO INFANTIL, o tema: FILHO: UM COMPROMISSO PARA A VIDA. Espero que vocês realmente gostem!

Quem nunca se questionou enquanto pai ou mãe, se a atitude que estava tomando num determinado momento com o filho, estava ou não correta?.
Pois é, com certeza você não foi o único ou a única. Se pensarmos como Regina Brett, que um dia escreveu: " Seus filhos só tem uma infância para você", com certeza faremos tudo o que eles quiserem, afinal, a infância passa rápido e com certeza queremos que eles tenham boas lembranças dos bons pais que fomos.
Bom, mas se pensarmos que é também na infância, que a criança se desenvolve não só fisicamente, mas emocionalmente e este desenvolvimento contribuirá para a formação de sua personalidade, o "fazer tudo" passa a ser preocupante.
Sabendo que, os primeiros modelos que temos, admiramos e seguimos são os nossos pais, como eu criança que recebi tudo o que eu queria, no momento em que eu queria e da forma como eu queria, das pessoas que eu mais admiro e amo na minha vida (meus pais), posso aceitar na adolescência um NÃO destes mesmos pais que sempre me deram tudo e são perfeitos por isso. Ou aceitar na minha fase adulta uma rejeição no campo afetivo, um NÃO para uma promoção que eu queria tanto?.
O que fazemos na infância de nossos filhos com certeza marcará para toda a sua vida. Por isso falar um NÃO para um brinquedo, para um lanche ou um doce fora de hora, é também falar um NÃO para um futuro adolescente "tirano", ou um futuro adulto psicopata. E, um SIM para uma criança com um desenvolvimento sadio e capaz de lidar com as frustrações que muitas vezes são impostas pela própria vida ou por uma situação isolada.
Uma dica, sempre ajuda na educação: Para cada Não que se dá ao filho, em seguida dê um sim. Por exemplo: "Você não pode comer uma barra de chocolate antes do almoço, mas depois do almoço sim, você pode comer um pedacinho da barra."
É fundamental que ao EDUCAR um filho, não se esqueça que a criança mimada e que pode tudo hoje é o adolescente e o adulto de amanhã que nós pais ajudamos a formar. Lembrem-se sempre que filho é uma Herança e um compromisso para a nossa vida inteira.
Beijos e até o próximo texto.
Aislene Daniel